Programa imposto pelo Governo Estadual prejudica alunos.
Duas escolas estaduais de Mogi correm risco de excluir alunos e alunas dos bancos escolares. O governador Dória pretende aplicar o Programa de Ensino Integral (PEI) nas escolas estaduais Benedito Borges Vieira e Galdino Pinheiro Franco. A vereadora Inês Paz (PSOL) esteve presente nesses dois estabelecimentos dos ensino, como representante dos Sindicatos de Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOSP) para tirar duvidas dos pais quanto a esse programa.
Esse projeto exige que os alunos fiquem das 7:00 h às 16:00 ou das 13:00 às 21:00. Isso implica excluir muitos alunos e alunas, pois, parte considerável do alunato dos bairros pobres da periferia, é obrigada a trabalhar para ajudar em casa.
Outro problema causado pelo horário das aulas é a diminuição das salas de aula. Em uma escola PEI – período integral – não se pode atender a mesma quantidade de aluno que em uma escola de período comum, pois as salas ficariam ocupadas por muito mais tempo. No caso da E.E Benedito Borges Vieira, o horário seria das 7:00 às 14:15 e das 14:15 às 21:15, assim, os alunos sairiam muito tarde e teriam dificuldades para voltar para casa, uma vez que se trata de uma zona rural. Além de não cumprir a carga horaria que uma escola de tempo integral deveria ter.
Ficou acertado que uma votação entre os pais dos alunos será marcada em ambas as escolas para definir o futuro das instituições.



