Inês Paz visita nova ocupação em Guarulhos para conhecer sua organização

Ninguém ocupa por que gosta de ocupar. Ocupa porque não tem onde morar.

Na madrugada do dia 23/10, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST – organizou uma ocupação em Guarulhos. Como Inês Paz estava na cidade para uma outra atividade, por volta do meio, a vereadora foi visitar a ocupação.

A ocupação, coordenada por Moises Ribeiro, abriga cerca de 500 famílias e apenas com doações em material e alimentos, as trabalhadora e os trabalhadores montaram o acampamento e uma  cozinha coletiva que oferece 4 refeições por dia aos ocupantes.

Inês Paz e Moisés Ribeiro na ocupação do MTST.

O terreno onde a ocupação foi montada é público e além de estar abandonado há mais de 50 anos, o plano diretor da cidade destinou a área para a habitação, sendo assim, o MTST está lutando pelo cumprimento da lei.

Não é nada agradável morar em uma ocupação, mas ocupar é a melhor opção que muitos brasileiros tem para garantir uma moradia digna.

Tendo em vista que no Brasil existem 19 milhões de brasileiros em situação de fome, segundo dados de 2020 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan) e 14,1% dos brasileiros se encontram desempregados, é visível que a situação social e econômica do pais está em frangalhos. Assim, vemos que muitas pessoas necessitam dessa luta para garantir seu direito à moradia.

Inês Paz e Moisés Ribeiro na ocupação.

Movimentos sociais como o MTST são de suma importância para o Brasil, pois eles cumprem trabalhos fundamentais na organização popular de lutas que, quase sempre, o estado ignora.