Coletivos se unem para anunciar o Gigante Bastião

Sábado, 17 de fevereiro. Praça Sacadura Cabral. Mais uma edição do Cortejo de Anunciação do Gigante Bastião. O evento é uma mistura de elementos do carnaval com manifestações culturais brasileiras marcado por danças, teatro de rua e sons diversos. De acordo com a organização, o cortejo celebra a tradição popular e os mistérios da fé. Da Praça Sacadura Cabral, seguiu em vias públicas, num bloco das peles, ossos, carnes em danças e mobilizou foliões em roupas branca e azuis formando um rio no asfalto chamado Sebastião.

Inês Paz e Neide Maranhão na concentração do cortejo.

Rodrigo Romão Batista da Clara Trupi de Ovos y Assovios e Inês Paz.

Foram unidos os coletivos Clara Trupi de Ovos y Assovios, Grupo Oriki, Teatro Contadores de Mentira, Jabuticaqui, Núcleo Teatral Opereta, Combuca da Judite, TERRA De Almofadas, Chaer, Estação Aprendizarte, Circolo Livre de Atuadores, entre outros companheiros, parceiros e viventes nesta celebração!

 

 

 

Dani Dias e Gonçalo da Terra de Almofadas, ritual dos barquinhos.

Cortejo de anunciação do Gigante Bastião.

A galera se reuniu em frente a estação de Mogi das Cruzes e seguiu em cortejo cantando pontos da umbanda, na praça da Marisa, os coletivos apresentaram diversas danças e performances, antes do ritual de distribuição dos barquinhos de papel azul, levados ao centro da praça. Ao final do evento, a caminhada seguiu até a praça da matriz, com um minuto de silêncio.

De acordo com a vereadora Inês Paz, que acompanhou o cortejo, foi um lindo e importante ato que uniu diversos coletivos importantes para a cultura mogiana.

Viva a Cultura Mogiana.

VER MAIS:

CULTURA AFRO EM DESTAQUE

MATRIZ AFRICANA UNIDA