Na última terça-feira (02/09), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, no auditório Tufi Elias Andery, uma audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 144/2025, de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL). A proposta estabelece os princípios e diretrizes para a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas à Primeira Infância, além de instituir o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) para o período de 2025 a 2035.
A vereadora Inês Paz (PSOL) participou da discussão e representou a Comissão de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. Em sua intervenção, elogiou a iniciativa do planejamento específico, mas fez alertas sobre a necessidade de garantir investimentos concretos para que o plano não fique apenas no papel.
“Esse debate é muito importante. No meu ponto de vista, a Educação deve ser o carro-chefe. Com mais investimentos nas crianças, precisaremos menos de prisões. Quero lembrar da importância do orçamento: sem recursos concretos, nada sairá do papel. Por exemplo, como vamos resolver a falta de funcionários? Por isso, defendo a criação de um Fórum Permanente da Primeira Infância”, destacou a vereadora.
O encontro reuniu representantes do poder público, entidades e sociedade civil, que dialogaram sobre os desafios e as oportunidades na construção de políticas públicas para crianças de até seis anos.