No dia 25 de setembro, a vereadora Inês Paz (PSOL) prestigiou a pré-estreia do documentário Tietê: Águas Verdadeiras, dirigido por Rodrigo Campos, no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes. O longa-metragem, um dos principais lançamentos da Itapeti Filmes em 2025, foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).
A obra lança luz sobre o Rio Tietê em três municípios fundamentais para sua trajetória: Salesópolis, onde nasce, Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes. Ao longo de menos de 61 km de extensão, o filme revela belezas naturais, memórias afetivas e os desafios ambientais que atravessam a história desse importante rio paulista.
Mais do que um registro de paisagens, o documentário promove uma recuperação histórica, artística e crítica, reunindo relatos de moradores, pescadores, pesquisadores e artistas. Entre os destaques estão as performances que dão voz ao próprio rio — interpretado pela atriz Waleska — e aos peixes, inspiradas nas pesquisas do professor Alexandre Hilsdorf, da Universidade de Mogi das Cruzes.
Resultado de anos de pesquisa, a produção também contempla contrapartidas sociais, educacionais e culturais, reforçando a importância de aproximar a comunidade da história e da preservação do Rio Tietê.






