Militância de base do PSOL decide política para 2024

Dois de abril. Na sede Movimento do PSOL.

Em uma plenária de base, altamente representativa, 80 filiadas/filiados, por maioria de 61%, homologam Resolução do Diretório Municipal do PSOL – DM sobre a eleição de 2024, aprovada no dia 5 de fevereiro deste ano que indica continuar participando do Movimento Mogi da Esperança, com Rodrigo Valverde – PT, candidato a prefeito de Mogi.

São essas as decisões da Plenária:

“a. Participar e Fortalecer de Frentes progressistas e democráticas em defesa da democracia e do governo Lula no combate ao neofascismo.

b. Continuar participando do Movimento Mogi da Esperança com Rodrigo Valverde candidato a prefeito de Mogi das Cruzes em 2024, com o objetivo de disputar o segundo turno das eleições.

c. Ter como meta ampliar a bancada do PSOL na Câmara Municipal.
d. Iniciar, imediatamente, a construção de nossa chapa de candidatas/candidatos a vereador/a.
e. Dinamizar a Sede Movimentos e as redes sociais do PSOL.

       e. Contribuir para a organização da REDE em nossa cidade.

A Plenária de deliberação ocorrida no dia 2 de abril foi antecedia de amplo debate interno entre a militância psolista. Dois debates (um on line e outro presencial) e uma Tribuna de Debates animaram a companheirada do PSOL de Mogi na defesa de suas posições, em preparação à Plenária de deliberação.

Cabe acrescentar que um Manifesto de apoio à Resolução do DM recebeu 131 assinaturas, fortalecendo a decisão democrática da Plenária do dia 2 de abril.

Segue abaixo a íntegra da resolução do Diretório Municipal:

“Considerando que:

1. As forças progressistas, democráticas, republicanas e de esquerda derrotaram Bolsonaro nas eleições do ano passado. Apesar da diferença ser muito pequena, foi uma vitória da democracia contra o neofascismo. O bolsonarismo continua muito forte; é só ver a sua expressiva bancada no Congresso Nacional e os governadores de SP, MG e RJ que vão disputar a herança do bolsonarismo. No dia 8 de janeiro, tivemos um grande exemplo de como os fascistas vão tratar o governo de Lula. Vão mobilizar muita gente para derrubar o governo eleito democraticamente.

2. O PSOL precisa ajudar o governo Lula a reconstruir e unir o país. As bandeiras de campanha – combate à fome, salário-mínimo acima da inflação, revisão da tabela do Imposto de Renda, emprego, reforma tributária para taxar os ricaços, revogação da Reforma da Previdência, da Trabalhista e do Teto de gastos, demarcação das terras indígenas e quilombolas e defesa do clima e do meio ambiente; tudo isso precisa ser colocado em prática. O PSOL não medirá esforços para ajudar a mobilizar as trabalhadoras e os trabalhadores para saírem às ruas para defender o governo Lula e para defender a Democracia.

3. Uma eleição prepara a outra e as movimentações para o pleito de 2024 já começaram em nossa cidade. Caio Cunha vai usar este ano e meio de mandato para “fazer obras” – exemplo: congelamento da tarifa do transporte coletivo e recapeamento das ruas da cidade – para reverter o desgaste. É um forte candidato à reeleição porque tem a máquina na mão. O desgaste do atual prefeito vem construindo na mente da população uma saudade do governo anterior. Boy & Bertaiolli se preparam para apresentar alternativa ao prefeito atual.

4. Como não existe espaço vazio em política, as federações partidárias PSOL/REDE e PT/ PCdB/PV já lançaram o Movimento Mogi da Esperança, com Rodrigo Valverde – PT candidato a prefeito de Mogi para se apresentar como alternativa para o segundo turno das eleições do ano que vem.

O Diretório Municipal do PSOL de Mogi das Cruzes, reunido no dia 5 de fevereiro de 2023, em sua sede movimento DECIDE:

a. Participar e Fortalecer de Frentes progressistas e democráticas em defesa da democracia e do governo Lula no combate ao neofascismo.
b. Continuar participando do Movimento Mogi da Esperança com Rodrigo Valverde candidato a prefeito de Mogi das Cruzes em 2024, com o objetivo de disputar o segundo turno das eleições.

c. Ter como meta ampliar a bancada do PSOL na Câmara Municipal.
d. Iniciar, imediatamente, a construção de nossa chapa de candidatas/candidatos a vereador/a.
e. Dinamizar a Sede Movimentos e as redes sociais do PSOL.
e. Contribuir para a organização da REDE em nossa cidade.
f. Iniciar um processo de discussão com as/os filiadas/os do PSOL sobre a tática eleitoral para 2024 que deve culminar com uma Plenária para tomada de decisão.

g. Sistematicamente, os fóruns do PSOL – executiva e DM – farão balanços do processo eleitoral em curso para definir novas decisões e tarefas, caso necessário.

Mogi das Cruzes, 5 de fevereiro de 2023.

 

Ver também

DEBATE SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2024

PSOL PREPARA O FUTURO

PLENÁRIA PARA DECIDIR ELEIÇÕES