Casa de passagem Dandara acolhe mulheres em situação de rua.

Em homenagem a Dandara – mulher negra, guerreira do Quilombo dos Palmares  – a Casa que leva esse nome, situada na rua Maria Osorio do Valle, 522, desenvolve um excelente trabalho com mulheres em situação de rua, principalmente da população LGBT que são expulsas de casa pelos familiares, após declararem sua sexualidade e sua identidade de gênero.

No dia 27 de agosto, a convite da senhora Neusa de Oliveira, coordenadora da Casa Dandara, a vereadora Inês Paz (PSOL) visitou esse empreendimento. Também estiveram presentes Alexandra Braga, vice-presidenta do Fórum Mogiano LGBT e Alexandre Herculano membro do Fórum.

A casa de passagem tem o objetivo de acolher e auxiliar mulheres em situação de rua na cidade de Mogi das Cruzes, oferecendo se, srviços que podem requerer ou não a apresentação de documentos pessoais.

Inês Paz (PSOL), ao lado de Neuza de Oliveira, coordenadora da Casa Dandara

 

Dentre os serviços disponíveis para as acolhidas, destacam: assistências técnicas, psicológicas e social. Caso necessário, a acolhida recebe tratamentos de saúde na Santa Casa de Mogi das Cruzes e no Poupa Tempo para retirar documentos, tratamentos para sair de vícios em drogas e ajuda para arrumar emprego.

Caso existam laços familiares cortados, a casa de passagem também procura reatar esses vínculos.

Sem dúvida, os serviços da Casa Dandara são extremamente necessários em um país como o nosso, em que a pobreza extrema (principalmente mulheres) está aumentando gravemente.